Acabamentos para mármores e granitos

Mármores e granitos todo mundo conhece. O que não é tão conhecido são os tipos de acabamento que podem ser feito nesses materiais.
Nesse desenho existem as formas mais comuns de acabamento:



Essas fotos abaixo eu tirei na Rangel Mármores, que é a empresa que faço muitas parcerias para os clientes. Serviço de altíssima qualidade! São apenas amostras em miniatura, mas dá para entender bem os acabamentos.

 45º e rebaixo


 Bisotê com chanfrado invertido


 1/2 cana e rebaixo


Boleado Duplo

Não existe um regra para usar os acabamentos, vai do gosto do freguês. Mas alguns deles podem ser mais frágeis, dependendo do uso, ou perder o polimento mais rapidamente.
Nos meus projetos eu tomo alguns cuidados, como, por exemplo, evito usar o acabamento 45º (ou meia esquadria) em escadas... porque a quina fica mais frágil e pode quebrar as pontas. Uso muito o rebaixo invertido ou o espelho 1/2.


Para as bancadas tenho optado pelo 45º (ou meia esquadria) por dar a impressão da peça parecer um bloco robusto do material.






Neste banheiro a opção foi pelo chanfrado invertido para que houvesse melhor aproveitamento dos armários.


Para revestir uma churrasqueira também optei pela meia esquadria, mas já utilizei o espelho 1/2. Gosto muito dos dois resultados!





Você também pode mesclar dois tipos de acabamento em um mesmo lugar. Bancadas de cozinhas que são maiores você pode delimitar a área molhada com um rebaixo na peça e usar a meia esquadria no restante.



O ideal é que você converse com o profissional que está desenvolvendo seu projeto ou executando seu serviço e explique como será o uso do material. A partir daí vocês chegarão à uma conclusão do melhor tipo de acabamento para o seu projeto!

Comentários