Acústica para residências

Durante minhas férias assisti a um programa do "Alternativa Saúde" do GNT sobre poluição sonora e os reflexos dela dentro da nossa casa e na nossa vida.
Eles mostraram de exemplo um rapaz que morava no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, que não conseguia nem dormir tamanho o barulho em frente ao apartamento dele. Algumas soluções foram apresentadas para melhorar o problema, mas como o apartamento era alugado ele não topou investir o que seria necessário e achou melhor se mudar...
Achei o assunto bem interessante e resolvi dar uma pesquisada no que existe em termos de revestimentos acústicos para residências, uma vez que para o mercado comercial a gama é grande, mas muitas vezes não são aplicáveis dentro de casa.
A primeira informação importante é: Quanto mais lisas e duras as superfícies, mais elas reverberam (propagam) o som. 
Avalie sua casa. Você acha ela barulhenta? De onde vem o ruído que te incomoda? Da rua? Dos vizinhos do lado, dos vizinhos de cima? Descobrindo a "fonte" do problema fica mais fácil buscar as soluções.
Quando o ruído maior é o externo, você pode aplicar janelas e portas acústicas. No caso das janelas, onde não é permitido fazer alteração de fachada, é só fazer a instalação sobreposta à existente. Olhem na foto abaixo:

Nas portas é mais fácil fazer a substituição, e no mercado existem opções de vidro e de madeira. Importante ressaltar que o vidro deve ser duplo, triplo ou até quádruplo (dependendo do nível do barulho).

Agora, falando da decoração, o que pode ser utilizado para melhorar o ruído? A utilização de tapetes, cortinas de tecido mais encorpados, painéis revestidos de tecidos, papéis de parede que imitem tecido...

Esse painel é formado de placas de lã de vidro revestido de tecido (Decorsound). Elas vem com 60x60 e você pode optar por essas duas cores - bege mescla e castor mescla. Fazer um painel como cabeceira de quarto, como painel de TV podem ajudar bem na redução do barulho! Ou até pedir para um estofador fazer a sua cabeceira... você pode escolher um tecido mais personalizado!

Outra solução é o rebaixamento do teto com gesso cartonado. Além do forro, ainda há a possibilidade de colocar manta de lã de vidro ou fibra mineral entre o teto e ele para absorver melhor o som. Ou ainda: aplicar três camadas do gesso cartonado, pois assim ele terá uma espessura maior e passará menos ruído.

Quem mora em apartamento de cobertura e é o responsável pelo barulho que incomoda os vizinhos, pode utilizar a "Termo Telha", ou Telha Sanduíche. Ela é muito funcional tanto na questão da absorção de som quanto na questão do calor. Devido ao seu acabamento interno, ela impede que o espaço fique muito quente. Ela não precisa ficar visível. Dependendo da altura que você tem disponível, dá para utilizar ainda o forro de gesso cartonado.
Ou ainda fazer uso dos toldos acústicos. Muitos bares que utilizam calçadas para a colocação de mesas já adotaram essa medida para não incomodar a vizinhança. 

Lembre-se: excesso de barulho faz mal à saúde. Se você se incomoda com esse problema, busque soluções para melhorar sua qualidade de vida!

Comentários