Projeto e consultoria: a diferença entre eles

Esta postagem é meio didática, porque venho percebendo que é difícil para o público perceber a diferença entre Projeto e Consultoria. Existem várias possibilidades para as duas opções, mas aqui vou explicar a diferença na minha forma de trabalhar.

PROJETO 
Consiste no desenvolvimento completo de um ou mais ambientes. Aqui no escritório eu ofereço:
Anteprojeto, Projeto e Orçamentos
A primeira etapa é onde eu apresento as ideias, cores, revestimentos, distribuição dos móveis, projeto de iluminação, de gesso. O cliente visualiza tudo através de plantas e de perspectivas 3D.
Após a aprovação do Anteprojeto, vem o Projeto, que consiste em detalhar absolutamente tudo para execução. E, a partir desses detalhamentos, são feitos os orçamentos.





Dúvidas comuns:
- no Anteprojeto é possível saber o custo total da decoração? Difícil. É possível se ter uma estimativa, mas eu, particularmente, não gosto de precificar nada... isso cria uma expectativa falsa no cliente.
- Tenho orçamento definido, consigo fazer um projeto? Claro! O ideal é que esse orçamento seja passado ao profissional para que ele já desenvolva um anteprojeto mais direcionado. 
- Nesse Anteprojeto eu posso fazer alterações se não gostar de alguma coisa? Deve. É essa a hora de mudanças. Após o Projeto (tudo detalhado) é mais difícil. Normalmente cobra-se por alterações feitas após os detalhamentos...
- Você vai comigo às lojas? Vou sim, faz parte do meu trabalho mostrar tudo o que foi especificado em Projeto.
- Você acompanha obra? Se for uma pequena reforma (rebaixo de teto, instalação de peças de iluminação) presto assessoria aos profissionais envolvidos nos serviços, em caso de dúvidas. Se for necessário a minha presença no local, normalmente eu cobro a visita técnica. No caso de grandes reformas, é necessária a contratação de um engenheiro civil que será o responsável técnico pelo serviço. Isso é exigência do CREA.
- E a nova lei, obriga qualquer reforma ter um responsável técnico? Sim, essa lei existe e deve ser cumprida. Aqui no escritório tenho a parceria com uma arquiteta e o meu escritório fornece RRT para pequenas reformas. 

CONSULTORIA
A consultoria é um serviço diferente do projeto, pois ela não engloba tudo o que o projeto tem. É como contratar pequenas frações do projeto, por exemplo: 
- desenhar um móvel específíco
- especificar cores ou revestimentos para paredes
- escolher adornos, tapetes, almofadas novos
- especificar revestimentos para determinadas áreas (sem que seja necessário fazer paginações, desenhar plantas...)
- escolher peças de iluminação
- escolher persianas ou cortinas novas
- escolher tecidos para substituição de antigos

Dúvidas comuns:
- você vai comigo às lojas ou tenho que "acatar" a sua decisão? Vamos juntos às lojas, caso você não se sinta confortável com a minha escolha, podemos alterar de forma que atenda às suas necessidades. Quem mora na sua casa é você, não eu.


Espero ter ajudado a resolver as dúvidas de vocês!

Comentários