A iluminação bem planejada
transforma os espaços. Com ela você consegue criar efeitos, destacar peças e
objetos, gerar conforto visual.
No mercado hoje existem vários modelos de peças e lâmpadas
que permitem uma brincadeira com a iluminação, afim de que você consiga suprir
as necessidades que o espaço precisa.
A atenção hoje está direcionada ao consumo das lâmpadas, mas
o LED chegou ao mercado de forma definitiva e hoje consegue atender de forma
adequada as lâmpadas tradicionais.
Um projeto de iluminação deve atender o consumidor de acordo
com sua necessidade. O profissional deve trabalhar em cima do layout do espaço
e definir as prioridades do espaço. A iluminação deve se adequar ao espaço conforme
as cores também. Um ambiente que possui paredes e mobiliário mais escuros
precisa de uma iluminação mais forte, por exemplo.
No
caso das lojas, o conceito da marca é o mais importante. O tipo de produto
comercializado também tem seu peso. Desde a fachada/vitrine até o balcão do
caixa, a luz deve ser pensada de forma a destacar os produtos e despertar o
olhar do consumidor.
Os
provadores merecem cuidado. Dependendo da iluminação o consumidor pode desistir
completamente de uma compra. Já observei lojas de biquíni e roupas de ginástica
que utilizam a lâmpada errada no provador e mostrava todo e qualquer detalhe da
pele dos clientes.
Há
inúmeros aspectos que devem ser consideradas na hora da especificação das
lâmpadas. Devemos observar principalmente o tipo de produto que é
comercializado nas lojas. Existem variações
de tonalidade das lâmpadas, por exemplo, que devem ser observadas para que os produtos
não sofram alteração ao serem expostos. Ou ainda, considerar a potência para
que não haja risco de danos ou
queimaduras nos produtos.
Sempre
é recomendável contratar um profissional qualificado para o desenvolvimento do
projeto. A iluminação pode enriquecer completamente o espaço, como pode também
desvalorizar e depreciar um produto.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir