quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Iluminação para banheiros

Iluminação de banheiro precisa ser funcional. Não estou falando de lavabos, onde podemos criar efeitos até cinematográficos... mas sim do banheiro do dia-a-dia com todas as funções que ele tem - já pensou em tudo o que você faz no seu banheiro?
Cada pessoa utiliza de um jeito: tem homem que faz a barba no chuveiro e qualquer espelho é suficiente, tem outros que gostam de espelho retrátil.
Normalmente as mulheres (prá variar...) usam o espaço para mais atividades: secar cabelo, depilar, maquiar... a lista é longa!

Inicialmente vou falar da iluminação geral, aquela que você vai usar toda hora. Prefiro usar uma peça embutida para lâmpadas fluorescentes, posicionada ou dentro do box, ou entre o box e o vaso.
 

uma peça como essa precisa de 02 lâmpadas de 20w e, em um banheiro de tamanho médio, ela é mais do que suficiente. Alguns profissionais utilizam embutidos para outros tipos de lâmpadas, como a PAR 20 (50w), a incandescente (60 a 100w), mas prefiro trabalhar com lâmpadas econômicas.

Para a iluminação da bancada ou da pia é que é necessário uma atenção maior. É bem comum o uso de embutidos para lâmpadas dicróica, mas elas dão muita sombra no rosto (veja na imagem a áreas marcadas), mesmo instaladas bem próximas da parede...

Para quebrar um pouco essa sombra, existem peças que utilizam a lâmpada fluorescente com a dicróica, mas ainda assim o rosto não fica todo iluminado.


Para a iluminação ficar perfeita, só utilizando o sistema camarim, mas ninguém quer esse tanto de "lampadinha" no seu banheiro, certo?


Existem formas de solucionar essa questão!
Se você está reformando o banheiro, deve aproveitar e levar os pontos para utilizar arandelas no espelho. Coloque as peças de forma que elas iluminem o seu rosto lateralmente, por isso é necessário colocar 02 arandelas.
Se você já tem um ponto de arandela centralizado e ainda não colocou o espelho, divida esse ponto em dois e seu problema acaba.
Não tem o ponto na parede? Você pode utilizar o do teto e descer com ele pela parede.
Se você quiser também pode fazer um armário em cima da bancada (com uns 20 cm de profundidade) e instalar peças nele, tanto embutidas quanto externas.




 Para quem já está com tudo pronto, ainda cabe a última solução! Fixe dois pendentes pequenos de vidro ou acrílico como abaixo:


Vale ressaltar: essas peças devem ser translúcidas para que a luz alcance o seu rosto e as lâmpadas precisam ser "amarelas" para não alterar a cor da maquiagem. As lâmpadas chamadas de "frias" tem uma tonalidade azulada que muda sua percepção dos tons reais das cores. Abaixo alguns modelos de arandelas.





2 comentários:

  1. Obrigada pela dica. Eu não pensei na iluminação do espelho antes e não sabia o que fazer para resolver o problema da sombra criada pela dicróica que coloquei no teto próximo ao espelho. Vou tirar a dicróica e colocar os pendentes, mas tenho uma dúvida. Como minha bancada é pequena e meu espelho vai até o teto mas só tem 68 cm de largura fica bom dois pendentes dentro deste espaço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula!
      Realmente sua bancada é pequena... Você pode utilizar os pendentes sim, desde que eles sejam bem pequenos.
      Na internet acabei de ver um site (não conheço a idoneidade) www.irmaosabage.com.br. Vá no campo de busca e digite pendente de vidro. Você poderá ver algumas opções. Escolha uma que a cúpula tenha menos de 15 cm.
      Boa sorte!

      Excluir

Não tenho interesse em prejudicar ninguém, muito menos ferir direitos autorais. Se alguma foto que ilustra o blog é de sua autoria e não lhe foi dado o devido crédito, envie um email que terei prazer em mencionar. Caso você queira que a sua foto seja retirada, atenderei sua solicitação de imediato!