Iluminação para banheiros

Iluminação de banheiro precisa ser funcional. Não estou falando de lavabos, onde podemos criar efeitos até cinematográficos... mas sim do banheiro do dia-a-dia com todas as funções que ele tem - já pensou em tudo o que você faz no seu banheiro?
Cada pessoa utiliza de um jeito: tem homem que faz a barba no chuveiro e qualquer espelho é suficiente, tem outros que gostam de espelho retrátil.
Normalmente as mulheres (prá variar...) usam o espaço para mais atividades: secar cabelo, depilar, maquiar... a lista é longa!

Inicialmente vou falar da iluminação geral, aquela que você vai usar toda hora. Prefiro usar uma peça embutida para lâmpadas fluorescentes, posicionada ou dentro do box, ou entre o box e o vaso.
 

uma peça como essa precisa de 02 lâmpadas de 20w e, em um banheiro de tamanho médio, ela é mais do que suficiente. Alguns profissionais utilizam embutidos para outros tipos de lâmpadas, como a PAR 20 (50w), a incandescente (60 a 100w), mas prefiro trabalhar com lâmpadas econômicas.

Para a iluminação da bancada ou da pia é que é necessário uma atenção maior. É bem comum o uso de embutidos para lâmpadas dicróica, mas elas dão muita sombra no rosto (veja na imagem a áreas marcadas), mesmo instaladas bem próximas da parede...

Para quebrar um pouco essa sombra, existem peças que utilizam a lâmpada fluorescente com a dicróica, mas ainda assim o rosto não fica todo iluminado.


Para a iluminação ficar perfeita, só utilizando o sistema camarim, mas ninguém quer esse tanto de "lampadinha" no seu banheiro, certo?


Existem formas de solucionar essa questão!
Se você está reformando o banheiro, deve aproveitar e levar os pontos para utilizar arandelas no espelho. Coloque as peças de forma que elas iluminem o seu rosto lateralmente, por isso é necessário colocar 02 arandelas.
Se você já tem um ponto de arandela centralizado e ainda não colocou o espelho, divida esse ponto em dois e seu problema acaba.
Não tem o ponto na parede? Você pode utilizar o do teto e descer com ele pela parede.
Se você quiser também pode fazer um armário em cima da bancada (com uns 20 cm de profundidade) e instalar peças nele, tanto embutidas quanto externas.




 Para quem já está com tudo pronto, ainda cabe a última solução! Fixe dois pendentes pequenos de vidro ou acrílico como abaixo:


Vale ressaltar: essas peças devem ser translúcidas para que a luz alcance o seu rosto e as lâmpadas precisam ser "amarelas" para não alterar a cor da maquiagem. As lâmpadas chamadas de "frias" tem uma tonalidade azulada que muda sua percepção dos tons reais das cores. Abaixo alguns modelos de arandelas.





Comentários

  1. Obrigada pela dica. Eu não pensei na iluminação do espelho antes e não sabia o que fazer para resolver o problema da sombra criada pela dicróica que coloquei no teto próximo ao espelho. Vou tirar a dicróica e colocar os pendentes, mas tenho uma dúvida. Como minha bancada é pequena e meu espelho vai até o teto mas só tem 68 cm de largura fica bom dois pendentes dentro deste espaço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula!
      Realmente sua bancada é pequena... Você pode utilizar os pendentes sim, desde que eles sejam bem pequenos.
      Na internet acabei de ver um site (não conheço a idoneidade) www.irmaosabage.com.br. Vá no campo de busca e digite pendente de vidro. Você poderá ver algumas opções. Escolha uma que a cúpula tenha menos de 15 cm.
      Boa sorte!

      Excluir

Postar um comentário